Fotografia de Américo Tomás, acompanhado por António Augusto Peixoto Correia e por Leopoldo de Almeida, observando uma escultura do Presidente do Conselho Oliveira Salazar, por ocasião de uma visita efetuada ao atelier do artista em Belém
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Fotografia de Américo Tomás, acompanhado por António Augusto Peixoto Correia e por Leopoldo de Almeida, observando uma escultura do Presidente do Conselho Oliveira Salazar, por ocasião de uma visita efetuada ao atelier do artista em Belém
Nível de descrição
Documento simples
Código de referência
PT/MPR/AAT-CF/CX178/0077
Tipo de título
Atribuído
Título
Fotografia de Américo Tomás, acompanhado por António Augusto Peixoto Correia e por Leopoldo de Almeida, observando uma escultura do Presidente do Conselho Oliveira Salazar, por ocasião de uma visita efetuada ao atelier do artista em Belém
Datas de produção
1964-04-30
a
1964-04-30
Dimensão e suporte
18 x 13 cm; papel; impresso; p&b
Produtor
[s.n.]
Autor intelectual
[s.n.]
Destinatário
[s.n.]
Âmbito e conteúdo
Fotografia do Presidente da República Américo Tomás, acompanhado pelo ministro do ultramar António Augusto Peixoto Correia e pelo escultor Leopoldo de Almeida, observando o esbocete de uma escultura do presidente do Conselho, Oliveira Salazar, destinada para o tribunal de Santa Comba Dão, por ocasião de uma visita efetuada ao atelier do artista em Belém. Aos 15 anos, Leopoldo de Almeida matricula-se na Escola de Belas-Artes de Lisboa, frequentando o Curso Especial de Escultura entre 1916 e 1920. A sua formação é estruturada com base num classicismo de raízes académicas, marcado pelo gosto pelos cânones gregos, longe de qualquer aproximação modernista. Em 1926, desloca-se a Paris e a Roma como pensionista do Estado. Apesar de contactar com obras modernas dos escultores Bourdelle, Despiau ou Maillol, mantém-se fiel à sua formação de matriz oitocentista. Regressa a Lisboa em 1929, dando início a uma intensa atividade artística marcada por participações em concursos para monumentos e pelas encomendas estatais. Em 1940, participa na Exposição do Mundo Português, para a qual executa a sua obra mais emblemática: a componente escultórica do monumental Padrão dos Descobrimentos. A sua obra caracteriza-se pela presença constante de uma metodologia clássica nos procedimentos e fundamentos da criação escultórica, mas que, porém, se integra na arte moderna através da simplificação formal, e do tratamento delicado mas vigoroso das linhas e das formas.
Cota descritiva
PT/MPR/AAT-CF/CX178/0077
Características físicas e requisitos técnicos
Bom estado de conservação
Data de publicação
14/09/2021 08:05:39