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Fotografia de Américo Tomás por ocasião da visita efetuada ao atelier de Leopoldo de Almeida

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Fotografia de Américo Tomás por ocasião da visita efetuada ao atelier de Leopoldo de Almeida

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Fotografia de Américo Tomás por ocasião da visita efetuada ao atelier de Leopoldo de Almeida

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/MPR/AAT-CF/CX183/0117

Tipo de título

Atribuído

Título

Fotografia de Américo Tomás por ocasião da visita efetuada ao atelier de Leopoldo de Almeida

Datas de produção

1964-04-30  a  1964-04-30 

Dimensão e suporte

18 x 24 cm; papel; impresso; p&b

Extensões

1 Página

Produtor

[s.n.]

Autor intelectual

[s.n.]

Destinatário

[s.n.]

Localidade

Âmbito e conteúdo

Fotografia do Presidente da República Américo Tomás, acompanhado pelo ministro do ultramar António Augusto Peixoto Correia e pelo escultor Leopoldo de Almeida, observando o esbocete de uma escultura do presidente do Conselho, Oliveira Salazar, destinada para o tribunal de Santa Comba Dão, por ocasião de uma visita efetuada ao atelier do artista em Belém. Aos 15 anos, Leopoldo de Almeida matricula-se na Escola de Belas-Artes de Lisboa, frequentando o Curso Especial de Escultura entre 1916 e 1920. A sua formação é estruturada com base num classicismo de raízes académicas, marcado pelo gosto pelos cânones gregos, longe de qualquer aproximação modernista. Em 1926, desloca-se a Paris e a Roma como pensionista do Estado. Apesar de contactar com obras modernas dos escultores Bourdelle, Despiau ou Maillol, mantém-se fiel à sua formação de matriz oitocentista. Regressa a Lisboa em 1929, dando início a uma intensa atividade artística marcada por participações em concursos para monumentos e pelas encomendas estatais. Em 1940, participa na Exposição do Mundo Português, para a qual executa a sua obra mais emblemática: a componente escultórica do monumental Padrão dos Descobrimentos. A sua obra caracteriza-se pela presença constante de uma metodologia clássica nos procedimentos e fundamentos da criação escultórica, mas que, porém, se integra na arte moderna através da simplificação formal, e do tratamento delicado, mas vigoroso das linhas e das formas.

Tipologia documental

Cota descritiva

PT/MPR/AAT-CF/CX183/0117

Idioma e escrita

Características físicas e requisitos técnicos

Bom estado de conservação

Data de publicação

07/08/2021 06:48:30